Thanksgiving no Canadá

O Thanksgiving, ou dia de ação de graças é um dia de agradecer pela boa colheita e celebrar as bençãos concedidas ao longo do ano. O feriado ocorre na primeira segunda segunda-feira do mês de Outubro. Espera aí, sempre vi nos filmes que a ação de graças é celebrada em Novembro, tem até neve no cenário, como isso é possível?! Muito simples, aqui no Canadá, o dia de ação de graças é celebrado em outra data!

Como é comum também nos Estados Unidos, aqui no Canadá o costume é comer peru e pratos feitos com abóbora, como por exemplo a pumpkin pie (torta de abóbora). Os símbolos do feriado são o peru, a abóbora, milho e a cornucópia cheia de frutas e vegetais da estação. A cornucópia, segundo o site time and date, é símbolo de generosidade e abundância. O feriado é comemorado com almoço em família e passeios pela cidade onde normalmente acontecem desfiles de comemoração, ou viagem em família.

Mas porque Estados Unidos e Canadá não comemoram a data no mesmo dia? Acontece que depois da I Guerra Mundial, o Canadá que lutou duro na guerra elegeu o dia 11 de Novembro como dia em memória e respeito aos que lutaram na guerra (Remembrance Day), e a data lembrada com tanta tristeza não poderia coincidir com o dia de ser grato pela colheita, assim, para que o feriado não ficasse muito próximo nem do Remembrance Day, nem do Natal, o governo Canadense antecipou o dia de ação de graças para Outubro.

Outra diferença é que o Black Friday, sexta-feira de super-promoções um dia depois do thanksgiving nos Estados Unidos, não ocorre aqui na mesma proporção. Algumas lojas promovem ofertas, mas para a maioria do comércio é apenas um feriado para aproveitar a com a família. O Black Friday no Canadá acontece com força maior um dia depois do dia de ação de graças americano, mas as promoções não chegam nem perto das anunciadas nas terras do Tio Sam. Mas isso já é assunto pra outro post.

Eu só celebrei esse feriado uma vez desde que cheguei aqui, e foi bem no estilo canadense mesmo, com muitos convidados, muita comida, peru, tortas e tudo mais. Antes da ceia todos se levantam e falam o que são gratos nesse dia, e aí depois é só sentar e aproveitar a comilança. Eu acho essa tradição bem legal, e muito menos comercial do que o Natal, mas por enquanto ainda prefiro usar esse feriado pra viajar, e quem sabe mais no futuro começo a ter essa tradição na minha casa também.

Foto: Designed by Freepik
Fonte: http://www.treehugger.com/culture/happy-canadian-thanksgiving.html

2 Comment

  1. […] peru é servido tanto na ceia de thanksgiving como na ceia de natal, mas e é feito um pouco diferente o Brasil. Aqui não temos a nossa […]

  2. 8 Coisas pra se Fazer no Outono - vireicanadense says:

    […] Celebrar o thanksgiving: O Thanksgiving, ou dia de ação de graças é um dia de agradecer pela boa colheita e celebrar as bençãos […]

Deixe uma mensagem