Por que levamos choque quando está frio?

A temperatura começou a cair, e quanto mais roupa pra esquentar, melhor, principalmente aqueles casacos quentinhos de lã. Mas com as roupas e o frio, vem também os choques quando se encosta em qualquer coisa. O tempo todo, quando encosto em objetos metálicos ou até mesmo em outras pessoas levo choque. Algumas vezes é um choquinho leve, mas as vezes é mais forte, e chega até doer. Já aconteceu com você?

Mas porque isso acontece?

O choque acontece quando produzimos energia eletrostática ao fazer qualquer movimento de atrito. Esta energia viaja pelas gotículas de água presentes no ar. O que acontece é que quando a temperatura cai, a humidade relativa do ar também cai bastante, principalmente por causa dos ambientes aquecidos. Isso significa menos gotículas de água no ar, e aí a energia não tem como viajar e se acumula, e aí, quando encostamos em algum condutor, como o metal ou uma pessoa, a descarga elétrica acontece e levamos choque!

Como evitar?

1. Veja o tipo de roupa que você usa:

Solas de borracha:

Sapatos com sola de borracha são isolantes, e irão acumular muita energia eletrostática em seu corpo quando em contato com lã ou nylon nos carpetes. Uma alternativa para não levar choques quando andar no carpete é usar sapatos com sola de couro ou simplesmente andar de meias. Sapatos de sola de couro também são ótimos para fazer compras, já que os carrinhos de compras muitas vezes pode acumular muita energia.

Lã:

A lã é a culpada pela maioria dos choques que eu levo. Dependendo do material da cadeira por exemplo, a lã em atrito com o material cria muita estática. Para evitar isso, use roupas de algodão.

Nylon:

O Nylon e poliéster são grandes vilões do choque também. Infelizmente não podemos deixar de usar nossos casacos de inverno revestidos com esse material, mas existem produtos pra tirar a estática, e diminuir os choques como esse spray por exemplo:
static guard

Outra dica é usar softener sheets quando for secar as roupas, procure alguma que tenha o componente anti estática e coloque duas folhinhas quando for secar as roupas na secadora, suas roupas vão ficar com um cheirinho bom e de quebra vai diminuir a estática.

E a última dica é pra casa, com o aquecedor sempre ligado, o ambiente fica super seco, e a dica é comprar um umidificador de ar. Deixe ligado sempre que estiver em casa, e os choques vão diminuir bastante. Além disso, sua respiração também vai melhorar, ninguém merece o ar seco de dentro de casa. Os umidificadores são baratinhos e não consomem quase nada de energia, o que eu uso é esse aqui Honeywell QuietCare Cool-Moisture Humidifier, 3-Gallon, HCM-630, mas tem outros bons mais baratinhos também.

2. Veja o tipo de material que encosta:

Metal:

Para os choques no carro, encoste na parte de metal antes de sair do carro, e não desencoste até sair completamente do carro. Outra dica para casa é utilizar um umidificador de ar, eles deixam o ambiente mais úmido, melhoram o ar e reduzem os choques.

Essas dicas foram achadas em um site, mas a minha dica principal é: use luvas, elas evitam o choque! 🙂

Você tem alguma dica? Compartilhe nos comentários.

1 Comment

  1. ameiiiiiii! muito bem explicito!
    vivia pegando choque aqui em Denver, Colorado! agora não pego mais! hahahah
    muito obrigada pela informação!

Deixe uma mensagem