Transferindo o título de eleitor pro exterior

Mesmo não morando no Brasil e sem a menor intenção de voltar, eu ainda me preocupo com meu país e quero fazer parte de uma mudança, e foi por isso que resolvi transferir meu título de eleitor pro Canadá, assim posso votar pras eleições presidenciais.

Eu confesso que antes de vir pra Toronto, eu não me importava com eleições, mas depois de morar num lugar onde tudo funciona, o meu desejo de fazer o meu país melhor para as pessoas que eu amo aumentou muito. Além disso, quem sabe se o país melhorar, um dia eu decida voltar pra lá, não é mesmo?

O processo é bem simples, basta levar original e cópia de um documento de identidade brasileiro, certificado de alistamento militar e comprovante de endereço ou algum outro comprovante que prove que você mora no exterior, título de eleitor (se tiver) na embaixada, cartório eleitoral do exterior ou consulado brasileiro do país que você estiver até 150 dias antes da eleição. Infelizmente pra esse ano o processo se encerrou em Maio, mas se você se interessa em votar, pode transferir o seu título depois do segundo turno dessa eleição, assim vai poder votar na próxima.

Quando o título é transferido pro exterior, o eleitor fica obrigado a votar apenas para eleições presidenciais, enquanto se você não transferir, terá que justificar em todas as eleições. A transferência só vale a pena pra quem mora em outro país permanentemente ou quem vai passar uma longa temporada, já que pra transferência você precisa estar residindo no local no mínimo por 3 meses, e não pode ter transferido o seu título anteriormente em menos de um ano.

A transferência é gratuita, e quando eu fui transferir o meu título, me deram outro formulário pra preencher e regularizar a minha situação eleitoral, já que eu não tinha votado nem justificado nos últimos três anos.

Outro detalhe importante é checar se existe algum dos órgãos eleitorais internacionais perto de onde você mora, a não ser que você queira viajar só pra votar.

Para mais informações visite o site do consulado Geral do Brasil em Toronto ou Tribunal Superior Eleitoral.

4 Comment

  1. Mari Cimini says:

    Oi Luiz, você tem que ir no consulado pra regularizar a situação do seu título e depois renovar o passaporte.
    Abraço

  2. Luiz says:

    Meu título está cancelado e preciso renovar meu passaporte brasileiro em Toronto
    Posso renovar o passaporte com o título de eleitor cancelado?
    O que devo fazer?

  3. Samanta Monteiro says:

    Informações boas de saber!

  4. Samanta Monteiro says:

    Informações boas de saber!

Deixe uma mensagem