vista-toronto

Alugando um Apartamento em Toronto

Uma das perguntas mais recorrentes nos emails que os leitores me mandam é a questão de moradia em Toronto. É barato morar em Toronto? Não! É fácil alugar um apartamento? Depende. Neste post vou contar como foi alugar o apartamento que eu moro atualmente.

vista-toronto

Primeiro, depende da região que você quer escolher pra morar, e do tipo de moradia. Eu decidi que era hora de morar sozinha, e com essa idéia fui pensar na melhor localização, e qual o tipo de moradia eu queria. Eu já tinha morado em basement anteriormente e descartei a possibilidade, já que não tive uma boa experiência. Ok, preciso procurar por um apartamento. Mas quantos quartos? Eu não queria gastar muito, e de acordo com o valor que queria gastar achei melhor alugar um bachelor (quarto e sala conjugado).

Tudo decidido, faltava a área. Como eu trabalho no centro, pra mim o ideal seria alguma localização perto do metrô, ou nas proximidades da King street. Escolhi a região da dufferin com King, pelo preço e facilidade de ir pro trabalho.

O site que usei pra buscar os apartamentos foi o viewit.ca e através dele marquei várias visitas, mas infelizmente a maioria dos apartamentos eram lindos nas fotos mas a realidade era bem diferente. Esse site é legal porque dá pra visualizar os apartamentos por região e filtrar pelo preço. Visitei uns 10 lugares, e gostei de um deles, mas mesmo assim não estava tão segura pra alugar, achei pequeno, e resolvi continuar olhando. Outro site bem bom é o padmapper que agrega vários sites de real state em um só.

Uma coisa que é importante olhar quando for alugar um apartamento é o que está incluído no valor do aluguel, como por exemplo eletricidade. Aqui no Canadá não se paga condomínio (chamados de maintenance fee, essa taxa é de responsabilidade do dono), mas em muitas casas e apartamentos a eletricidade é a parte, e outros já é incluído. Alguns lugares que olhei, além da eletricidade, também cobravam água e gás, mas o mais comum mesmo é cobrar só a eletricidade.

Outra coisa pra levar em conta é que normalmente em prédios mais antigos, eletricidade não é cobrada, mas em apartatamentos mais novos ou condos você tem que abrir uma conta por exemplo com a Toronto Hydro pra pagar a conta.

bachelor-aptoFaltava apenas duas semanas pra me mudar e ainda não tinha achado meu novo lar. Já estava ficando desesperada quando um dia andando na rua vi um prédio que achei legal na área que eu estava procurando. Liguei e marquei uma visita pro dia seguinte. Foi amor a primeira vista, ou melhor, amor pela vista, esta aí da foto acima e de muitas das fotos que posto no blog. No dia seguinte levei os documentos para assinar o contrato e fui aprovada pra alugar. O apartamento é bem pequenininho como você pode ver na foto ao lado, mas é ideal pra uma pessoa.

Outra coisa importante quando for olhar um apartamento são os documentos exigidos. Eles fazem um levantamento de crédito e pedem o credit score, e a maioria dos prédios pede uma carta do empregador, extrato do banco, referência do antigo landlord e primeiro e último mês de aluguel pagos. E eles podem se negar a alugar caso você não possua todos os documentos.

Essa é a documentação padrão pra alugar em Toronto, mas isso não quer dizer que se você não tem todos esses documentos não vai conseguir alugar. Normalmente alugando diretamente com o dono pode ser mais fácil, por exemplo pra quem acabou de chegar e ainda não tem emprego.

24 comentários sobre “Alugando um Apartamento em Toronto

  1. Pingback: Pergunta dos leitores: Homestay ou Apartamento - vireicanadense
  2. Pingback: Tour no AP: Apartamento bachelor em Toronto - vireicanadense
  3. Pingback: Homestay e Outras Moradias - vireicanadense
  4. Pingback: Homestay e Outras Moradias - vireicanadense
  5. Unknown disse:

    Oi Mariana,
    Moro em Brasília e meu filho está indo para Toronto e preciso procurar um lugar para ele e a esposa morar. Percebi que tem muitas casas e apt compartilhado. O que vc me diz sobre essa ideia?
    Carlos Henrique

  6. Mariana Cimini disse:

    Oi Carlos, é uma idéia viável sim. Tudo depende da pessoa na verdade, se ela fica confortável dividindo um mesmo espaço com um estranho. Os melhores sites pra conseguir moradia compartilhada são Kijiji, Craigslist, Airbnb ou os grupos do Facebook.

  7. Carlos Henrique Carvalho disse:

    Ola Mariana, moro em Brasilia e meu filho e esposa estão indo morar e estudar em Toronto e estou tentando arrumar um lugar para eles morarem. Vejo que existe muitas moradias compartilhadas. O que vc me diz dessa ideia? é viável? Poderia me informar um site de busca para achar esse lugar.

  8. Anônimo disse:

    Ola Mariana , muito úteis as informações , estava agora pesquisando sobre canada , porque eu e meu noivo pensamos ir morar la em Toronto…. nós moramos em Portugal …e comecei a ver alguns apartamentos studio …tem uns bem lindos ate 1000$…obrigada espero me acostumar la ,porque amo Portugal rs valeu

  9. Aline disse:

    Tem um mês que cheguei aqui em Toronto e tive que correr pra alugar meu apartamento também. Mas como não tinha histórico de crédito aqui, tive que pagar 4 meses de aluguel adiantado.. =(

  10. Aline disse:

    Tem um mês que cheguei aqui em Toronto e tive que correr pra alugar meu apartamento também. Mas como não tinha histórico de crédito aqui, tive que pagar 4 meses de aluguel adiantado.. =(

Deixe uma mensagem