Renovando o passaporte no Canadá

Para viajar pro exterior normalmente é necessário que o passaporte seja válido por pelo menos mais seis meses a partir da data da viagem. Muitos países nem deixam você embarcar se seu passaporte estiver perto de vencer.

Como o passaporte tinha validade de 5 anos, era necessário ficar atento a esse detalhe, mas a partir de agora nosso passaporte brasileiro terá validade de 10 anos. Mas e quando passamos muito tempo no exterior (imigrantes, trabalhadores, estudantes) como fazer pra renovar o passaporte fora do país de origem?

Muito simples! O consulado faz esse serviço, e é mais rápido e menos burocrático do que fazer no Brasil.

O procedimento que vou descrever é para o consulado de Toronto, se você estiver em outro lugar é bom pesquisar qual o procedimento de onde você estiver. É só digitar no google “consulado brasileiro em …complete o nome da cidade que você está)”.

Documentos necessários:

  • 1 Foto colorida 5×5
  • Passaporte anterior
  • Certidão de nascimento e certidão de casamento (para os casados).
  • Carteira de identidade ou carteira de motorista válida
  • Certidão de quitação eleitoral
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (para os homens)

Quem não está em dia com o tribunal eleitoral, pode chegar um pouco mais cedo no dia marcado para tirar o passaporte e regularizar a situação eleitoral. Veja aqui mais informações sobre isso.

Todas as informações estão muito bem explicadas no site do consulado brasileiro. Eu renovei meu passaporte no final de dezembro, e demorou duas semanas pra meu agendamento, e 5 dias úteis pro passaporte ficar pronto. O único inconveniente é que o consulado só abre de 9 as 1 da tarde, e fica bem difícil ir lá nesse horário.

Outra dica é consultar o site do consulado para ver toda a documentação necessária e os passos a seguir antes de ir ao consulado.

17 Comment

  1. Luiz says:

    Preciso renovar meu passaporte brasileiro em Toronto, posso renovar o passaporte com o título eleitoral cancelado?
    O que devo fazer?
    Luiz

  2. Mari Cimini says:

    Oi Morgana, de uma olhada no site do consulado canadense no Brasil, deve ter essa informação lá.

  3. Morgana sa says:

    Morgana,oi eu estou no brasil,mas moro em toronto,renovei o passaporte aqui e por causa da policia federal esta suspenso e nao sei quando vou receber.So que o mei passaporte Canadense esta vencendo no di 16 agora na semana que vem,vou ter que renovar ele aqui no brasil,ja fiz todo o formulario so que nao sei como e a forna de pagamento se posso fazer com cartao de credito ou pelo cheque certificado,pode me ajudar?obrigada

  4. Mari Cimini says:

    Olá! Que situação chata né? Conheço várias pessoas que fazem a mesma coisa que você, entram no Brasil com o passaporte brasileiro e no Canadá com o passaporte canadense. Será que o problema é só o nome? Se for, eu faria um novo passaporte brasileiro com o novo nome é isso acho que resolveria, será que não?

  5. Stephen says:

    ola Mari
    gosto de teu blog de infor
    tenho uma questao
    troquei meu nome no canada e dai tenho dois passaportes com nomes diferentes. o Brasileiro com o nome brasileiro e o canadense com o nome canadense. todas as vezes que vou ao Brasil eu compro passagem de ida e volta usando o nome brasileiro, ate ai tudo bem, saio do canada e entro no Brasil sem problemas. mas quando estou a retornar do Brasil tenho tido sempre o mesmo problema com o mesmo atendente da Air canada..sempre ele. ate ja nos conhecemos..mas ele sempre bate na mesma tecla, tentando me barrar de viajar usando o passaporte brasileiro simplesmente poque nao tem visto para entrada no Canada. Temos discussao saudavel, ele coloca os pontos dele e eu os meu.. e tenho conseguido viajar. mas isto ta se tornando um incomodo para minhas viagens ao Brasil. ate pensei em ir ao consulado do Brasil em toronto para pegar um visto no meu passaporte do canada para nao ter mais este incomodo. mas dai vou ter que comprar passagem com o nome que tenho no canada e talvez terei incomodos ao entrar no Brasil.
    eu quando apresento minha passagem e passaporte no guiche da Air Canada no setor de embarques no aeroporto de sao paulo, a atendente me diz que nao tenho visto para entrar no Canada. dai apresento meu documento de troca de nome no canada e que tem o selo de ouro reconhecido e assinado pelo Consul geral do Brasil no Canada e explico pra ela que troquei o nome e tenho moradia e cidadania permanente no Canada, e ao viajar para Brasil compro passagem em nome que esta no passaporte do Brasil pois sou Brasileiro e estou viajar para meu pais de origem. dai ela folheia e olha meu documento de troca de nome, o selo do conusulado, minha carteira de motorista e canadian citizenship e ohip, SIN card, my work pay stubs, e outros documentos para que me de um backup de que vivo e trabalho no canada ha mais de 30 anos. dai a atendente chama este supervisor que se recusa a me deixar embarcar, se recusa a reconhecer meus documentos..dai digo a ele pra me levar ate o chefe dele, ele diz que esta fechado o escritorio, digo para ligar para o chefe ou me levar ate a policia federal do aeroporto ou ate a sala de imigracao para podermos comprovar a validade de meus documentos e como proceder para seguir viagem e nas proximas viagens..
    dai ele pensa e repensa e acaba a dizer que ele nao pode me deixar embarcar porque a Air Canada sera responsabilizada por deixar um passageiro sem visto no passaporte para entrada no canada , embarcar no aviao. dai depois de muito conversa, eu dizendo que entro no canada com meu passporte canadense ..e nao terei problemas, ele fala e anda e fala e dai digo pra ele que acionarei meu advogado para processar ele e a Air canada se eu perder meu voo e que minhas despesas de hotel e outra passagem para o canada sera por conta da air Canada e que isto nao vai ficar assim, depois de muita conversa “amigavel” este cidadao funcionario da air canada acaba cedendo e diz para a atendente proseguir com o processo de embarque, isto ja quase na hora do embarque, da ultima vez quase perdi o voo por causa da falta de informacao deste sujeito.
    eu sempre carrego toda minha documentacao ( to back me up) e mesmo assim me aparece este individuo la no aeroporto de sao paulo, funcionario da air Canada para me dar este tipo de problema.
    como devo fazer para evitar este tipo de transtorno?
    devo tirar o visto brasileiro para o nome e passaporte canadense e comprar passagem com o nome canadense?
    ou tenho como tirar o visto canadense para o meu passporte brasileiro que tem o nome brasileiro e dai comprar passagem com o nome brasileiro e poder retornar sem problemas? e qdo chegar aqui no aiport de toronto? nao terei problemas para entrar?
    ou devo deixar como estar e continuar a comprar a passagem em nome que esta no passaporte do brasil e continuar a exigir meus direitos la no aeroporto de sao paulo ao embarcar.?
    o que sera que Air Canada tem a dizer sobre itudo sto?

  6. Basílio says:

    Entendi!
    Valeu mesmo pelas dicas, Mari! 😃✌️
    Thanks!!!

  7. Mari Cimini says:

    Oi Basílio, tudo bem? Você não precisa sair do país pra renovar não. Normalmente a permissão de trabalho não tem validade de acordo com o passaporte, mas primeiro você tem que renovar o passaporte, daí, se a permissão de trabalho estiver vencida, você renova ela, e depois renova o visto. Se for só renovação pq o passaporte venceu, é tudo dentro do Canadá mesmo, agora se você tiver extendendo o visto ou permit aí já é diferente, e talvez você tenha que sair e entrar novamente. Não precisa comunicar a mudança de passaporte pq você vai enviar toda a documentação pro visto/permit já com o passaporte novo, e vai ter que enviar uma copia do antigo também. Ah, e não se esqueça, renove o passaporte pelo menos seis meses antes dele vencer. Se precisar de alguma ajuda com as renovações posso te indicar alguém pra ajudar 🙂

  8. Basílio Oliveira says:

    Oi Mari!
    Primeiramente, gosto mto do blog, as suas dicas já me foram muito úteis! 🙂
    Estou com uma pequena dúvida, espero que você possa me ajudar, estou um pouco preocupado!
    Estou no Canadá com um visto e uma permissão de trabalho. O meu passaporte (e o visto e permissão) expiram em outubro do ano q vem.
    Conto em renovar meu passaporte daqui.
    Tenho que sair do país para renovar o visto/permissão, ou posso fazer tudo daqui mesmo?
    Preciso comunicar que troquei de passaporte?

  9. Mel Santana says:

    Obrigada!

  10. Mel Santana says:

    Obrigada!

  11. Mari Cimini says:

    Oi Mel, eu acho que você terá que tirar o título de eleitor sim antes de renovar o passaporte. Entre em contato com o consulado e explica que você mora em outra cidade, as vezes dá pra fazer tudo junto e aí você economiza a viagem.

  12. Mari Cimini says:

    Oi Mel, eu acho que você terá que tirar o título de eleitor sim antes de renovar o passaporte. Entre em contato com o consulado e explica que você mora em outra cidade, as vezes dá pra fazer tudo junto e aí você economiza a viagem.

  13. Mel Santana says:

    Oi Mari. Eu acabei de completar 18 em maio, e eu moro no Canada como estudante. so que meu passaporte expira no começo do proximo ano, e eu estava pensando de ir em Vancouver esse mês renovar (eu moro em uma cidade perto). O único problema eh que eu não tenho a minima idea de como fazer isso e se eu preciso do titulo do eleitor se eh algo que eu tenho que fazer obrigatoriamente, etc. Abraços e obrigada!

  14. Mel Santana says:

    Oi Mari. Eu acabei de completar 18 em maio, e eu moro no Canada como estudante. so que meu passaporte expira no começo do proximo ano, e eu estava pensando de ir em Vancouver esse mês renovar (eu moro em uma cidade perto). O único problema eh que eu não tenho a minima idea de como fazer isso e se eu preciso do titulo do eleitor se eh algo que eu tenho que fazer obrigatoriamente, etc. Abraços e obrigada!

  15. Bruno Brilhante says:

    Nossa Mari, muito obrigado, ajudou muito! Até mais.

  16. Mari Cimini says:

    Oi Bruno, as regras vão ser as mesmas. O visto vai ter a validade do passaporte, se o passaporte vencer tem sim que aplicar pra outro visto, mas você pode permanecer dentro do país enquanto a permissão de estudo/trabalho estiver válida. O visto em si você só precisa pra entrar de novo no Canadá. O passaporte novo nao interfere em renovar o visto, pois você vai ter que listar todos os vistos anteriores que teve, e provavelmente enviar uma copia do passaporte antigo também. Espero ter ajudado, abraço.

  17. Bruno Brilhante says:

    Oi Mari, tudo bem?
    Olha eu tenho uma dúvida quanto aos procedimentos pós emissão de passaporte estando no Canadá. Tipo, o visto Canadense tem a validade do seu passaporte, mas e um passaporte tirado ai no Canadá como fica? Tem que aplicar pra visto novamente? Ou nesse caso o que vai valer é o documento de autorização de permanência emitido pelo agente de imigração na hora que você entrou no país? Você acha que com o passaporte "zerado" não fica mais difícil renovar o visto de turista já estando no Canadá ou isso não tem relação? Já lhe agradeço pois por mais incrível que pareça não foi fácil encontrar um post como esse que falasse exatamente o que eu queria saber. Abraço!

Deixe uma mensagem