Transporte Público de Toronto: Como usar

Uma das primeiras coisas que um turista deve aprender quando chega em uma cidade nova é como usar o transporte público. Em Toronto não é diferente, a maioria da população utiliza o serviço diariamente, e não há necessidade de ter um carro, ou usar taxi regularmente. Muitos dos pontos turísticos da cidade se concentram no centro e dá pra acessar tudo a pé, mas quando o tempo é curto, ou o percurso longo, utilizar o transporte público pode ser a solução mais rápida e barata.

Como usar o transporte público em Toronto?

O Transporte de Toronto é chamado de TTC e existem três opções de transporte, o ônibus, Streetcar (bondinho) e o metrô.

Metrô (subway):

O metrô possui apenas quatro linhas, mas apenas duas são as que cobrem a maior parte da cidade, incluindo o centro (Linhas 1 e 2, ou amarela e verde). O metrô para de funcionar a 1:30 da manhã, mas existem ônibus 24horas nas linhas principais.

Ônibus (bus):

Os ônibus fazem a conexão entre estações de metrô, e passam nas principais ruas da cidade. No letreiro principal tem o número da linha e o seu destino inicial e final, é importante olhar a direção que este está indo quando for pegar, pois o número é o mesmo, e caso você não tenha certeza da direção, pode sempre perguntar ao motorista que vai te orientar com a maior boa vontade.

Bondinho (streetcar):

Esses bondinhos super charmosos andam de leste a oeste na cidade nas principais ruas do centro como King, Queen, Dundas, College, Spadina, St Clair. Eles também ligam estações de metrô, ou seja cobrem o restante da cidade.

Depois de conhecer os tipos de transporte é só marcar alguns pontos importantes pra se localizar:

Leste, Oeste:

A Yonge Street é a rua que divide a cidade entre leste e oeste.

Norte e Sul:

O sul é onde a CN Tower e o lago Ontário estão, e o norte é o lado oposto. Achar o sul da cidade é sempre fácil pois a CN Tower pode ser vista de quase todos os pontos da cidade.

As ruas normalmente são retas e tem o mesmo nome por todo o caminho, mudando apenas para leste e oeste quando cortam a Yonge Street, por isso é importante ter atenção quando olhar um endereço pra não ir pro lado errado. Se localizou? Então vamos as questões mais práticas:

Como usar?

O pagamento:

Existem algumas opções para utilizar o TTC dependendo do tempo de permanência na cidade ou a frequência de uso, que são os tokens ou dinheiro trocado, daily pass, weekly pass ou metropass.

Token, dinheiro ou Presto Card: Ao contrário dos ônibus do Brasil, no Canadá não existe cobrador, portanto o dinheiro deve estar trocado, pois o motorista não dá troco! Uma alternativa para o dinheiro trocado é comprar tokens, que são moedinhas do TTC. Cada passagem custa $3,25 e na compra dos tokens, cada passagem sai mais barata ($3 cada). Esses tokens podem ser comprados em lojas de conveniência ou estações de metrô. Quando utilizar um desses dois métodos, pegue o tranfer com o motorista, que é um papel que prova o pagamento da passagem. Com esse transfer, é possível trocar de direção no ônibus ou streetcar, ou mesmo pegar o metrô sem pagar uma outra passagem. Outra alternativa é usar o Presto Card, que custa $6 e você carrega com a quantidade de dinheiro que quiser, ele funciona da mesma forma que o token, e cada viagem sai por $3.

Obs.: É muito importante pegar o transfer (papel que o motorista entrega na frente do ônibus/streetcar, ou o papel que sai da máquina vermelha que fica dentro das estações de metrô), pois ele é checado esporadicamente por oficiais do TTC, e se você for pego sem o transfer, tem que pagar uma multa! Quem paga com o Presto Card não precisa pegar o transfer, pois o cartão já é o comprovante de pagamento.

Por exemplo, você está na King West e quer ir para o Eaton centre, nesse caso, você pega o streetcar no sentido East, paga a passagem e pega o transfer, desce na King Station e pega o metrô no sentido norte até a Dundas Station, mostrando o transfer na estação, você só paga uma passagem.

Daily Pass: O passe do dia é uma ótima alternativa pra quem pretende usar o transporte público muitas vezes no mesmo dia. Ele dá o direito de usar o transporte ilimitado o dia inteiro, e o melhor, nos fins de semana o mesmo passe pode ser usado para dois adultos e até quatro crianças, ou um adulto com no máximo cinco crianças. Para usar é só comprar o pass nas estações de metrô e marcar o dia no cartão. Toda vez que entrar em um transporte público, apresente o daily pass e pode usar a vontade, pra esse passe, não é necessário pegar o transfer! O valor é $12.50, ou seja, se for usar o TTC mais de 3 vezes já compensa!

Weekly Pass: O passe semanal também é ilimitado e pode ser usado por uma pessoa de segunda a domingo. Pode ser comprado nas estações de metrô e custa $43.75. Para utilizar, apresente o cartão ao motorista do ônibus ou streetcar, ou passe o cartão nas catracas do metrô.

Metropass: O passe mensal é o que vale mais a pena para quem pretende ficar mais de um mês na cidade. Custa $146.25 e é ilimitado do primeiro ao último dia do mês. Para utilizar basta seguir o mesmo procedimento do weekly pass. Existe o metropass pra estudantes, e é só adquirir a carteirinha de estudante do TTC para aproveitar o desconto e pagar $116,75, pra quem quer ficar mais de um ano em Toronto e não é estudante, vale a pena olhar o MDP (Monthly Discount Plan) para adultos que custa $134 por mês.

Em todos os três tipos de transporte é avisado por um auto-falante o próximo ponto, é só prestar atenção pra descer onde quiser. E para pegar o ônibus ou streetcar, não precisa fazer sinal, o motorista para automaticamente se tiver uma pessoa no ponto.

Pra mim que já moro na cidade há um tempo, já não acho o transporte assim tão bom, tem atrasos, e acho que o streetcar atrapalha o trânsito, mas mesmo com os defeitos, ainda acho que vale a pena usar.

9 Comment

  1. Mari Cimini says:

    Oi Barbara, o metropass já é seu comprovante de pagamento. Não precisa pegar o transfer quando tem o metropass.

  2. Barbara says:

    Em caso de uso do metropass, devo retirar o ticket de transfere da mesma maneira?

  3. TTC com Desconto para Adultos - vireicanadense says:

    […] TTC é como é chamado o sistema de transporte público de Toronto, e como foi falado neste post, é um sistema todo integrado entre ônibus, streetcar e metrô. Pra quem usa o transporte público […]

  4. Larissa Albuquerque says:

    Olá, gostaria de saber se o passe semanal vale a pena pra quem vai na metade do mês. Irei no dia 16 de dezembro e volto no dia 13 janeiro

  5. Larissa Albuquerque says:

    Olá, gostaria de saber se o passe semanal vale a pena pra quem vai na metade do mês. Irei no dia 16 de dezembro e volto no dia 13 janeiro

  6. Mariana Cimini says:

    Oi Ana, eu uso o Google maps mesmo pra planejar rotas, e aí uso o Rocket Man pra ver direitinho a hora do transporte público.
    httpsss://www.vireicanadense.com/2013/08/smartphone-apps-uteis-em-toronto.html

    Abraço

  7. Mariana Cimini says:

    Oi Ana, eu uso o Google maps mesmo pra planejar rotas, e aí uso o Rocket Man pra ver direitinho a hora do transporte público.
    httpsss://www.vireicanadense.com/2013/08/smartphone-apps-uteis-em-toronto.html

    Abraço

  8. Anônimo says:

    Ola Mariana,

    Qual o aplicativo mais utilizado ou oficial para planejar rotas? Achei alguns mas não tenho certeza qual o melhor…
    Obrigada
    Ana

  9. Anônimo says:

    Ola Mariana,

    Qual o aplicativo mais utilizado ou oficial para planejar rotas? Achei alguns mas não tenho certeza qual o melhor…
    Obrigada
    Ana

Deixe uma mensagem