Como Tirar a Carteira de Motorista Canadense

Pra dirigir no Canadá podemos usar a carteira do Brasil por 90 dias como turistas e 60 dias como residentes permanentes, depois disso, todo mundo tem que tirar a carteira canadense. Aqui no Canadá existem três carteiras de motorista, a G1, G2 e G, e a cada carteira você vai conquistando um pouco mais de privilégios na direção.

G1

Pra tirar a G1, você precisa ir no Service Ontario da College St ou em uma das driver test center e fazer uma prova escrita, assim como a que a gente faz no Brasil. A diferença é que aqui você não é obrigado a fazer auto escola pra fazer essa prova, pode estudar em casa mesmo e ir fazer. Você pode comprar o livrinho em lojas como a Canadian Tire ou até mesmo online no próprio site do Service Ontario, mas o livrinho também está disponível online de graça. Eu usei o aplicativo G1 Genius e as questões são super parecidas, e cobrem todo o conteúdo do livro, só dei uma olhada no livro online enquanto esperava pra fazer a prova.

A prova é bem tranquila, são 40 questões (20 sobre leis/procedimentos no trânsito e 20 sobre placas) e você pode errar no máximo 4 em cada uma das categorias. Dá até pra fazer a prova em português se você preferir, mas a prova em português é português de Portugal. O valor da prova é de $15.75, mas tem outros custos envolvidos, e o valor total vai depender se você já tem uma carteira válida no Brasil ou em outro país ou está tirando pela primeira vez. Você pode obter mais informações sobre os valores aqui.

Com a primeira carteira, você não pode ter nenhum teor alcóolico no sangue quando dirige, além disso não pode dirigir entre meia noite e cinco da manhã, também não é permitido dirigir na highway e por último, sempre tem que estar com alguém que tenha pelo menos 5 anos de carteira ao seu lado.

Se você não tiver carteira no Brasil, vai ter que esperar um ano pra tirar a G2 e depois mais um ano pra G, mas se tiver a carteira brasileira, pode tirar a G logo. Para pular essa etapa e tempo de espera, basta ir no consulado e pedir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira legalizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Toronto. Você não precisa desse documento pra fazer a prova escrita, mas vai precisar pra fazer a prova de direção.

Eu recomendo pegar esse documento antes de fazer a prova escrita, e já apresentar na hora da prova, pra não precisar voltar no Service Ontario pra atualizar sua experiência depois.

G2

Após passar no teste escrito, você tem que fazer o teste de rua G1 (G1 Road Test) para pegar a licença G2 (caso não tenha feito o processo da carteira de motorista brasileira no consulado). Com essa carteira, você não vai mais precisar dirigir com alguém do seu lado, e vai poder dirigir a qualquer hora e em qualquer rodovia em Ontario. A única exigência é que o nível alcóolico tem que ser zero do mesmo jeito. Você pode ficar com a G2 por 5 anos ou então tentar a G a qualquer momento depois do primeiro ano. Essa prova testa os conhecimentos básicos de direção como virar a esquerda, direita, parar no sinal de pare, estacionar, etc.

Caso você faça aulas em uma auto-escola aprovada pelo governo, você não precisa esperar um ano e pode fazer sua prova após 8 meses.

G

Depois de 1 ano com a G2, ou com o documento comprovando que você tem a carteira brasileira que permite pular para a carteira G, e pra isso tem mais uma prova (G2 Road Test), dessa vez mais difícil, com prova de baliza e também na highway!

Pra marcar os road tests, você pode ir em um dos DriveTest Centre, ligar ou marcar online no mesmo site. Você vai escolher a data e local do teste, e caso precise mudar ou cancelar tudo pode ser feito pelo site.

Para mais informações sobre carteiras em Ontário, visite o site oficial e boa sorte!

8 comentários sobre “Como Tirar a Carteira de Motorista Canadense

  1. Mari Cimini disse:

    Oi Karolina. Não precisa da tradução não.

    Pra tirar a carteira você tem que fazer a g1 e pode pular direto pra G

  2. Karolina Souza Temponi disse:

    Ola Mari!
    Obrigada por compartilhar conosco…
    Uma dúvida, para utilizar a CNH brasileira nos primeiros 3 meses eu preciso ter a tradução?
    Outra dúvida, tendo a CNH brasileira, qual etapa eu pulo, da G1 direto pra G ou nem preciso da G1 e já posso ir direto pra G?
    Obrigada!

Deixe uma mensagem