Como Evitar Golpes de Aluguel

Infelizmente o Canadá também não é um país perfeito, e a cada dia aparecem mais espertinhos tentando dar golpes por aqui também. Os jornais vez ou outra publicam um novo scam (golpe em inglês) que alguém sofreu por aqui, e normalmente os alvos são pessoas como nós, novos imigrantes que desconhecem o funcionamento básico do sistema.

Em um post anterior comentei um pouco sobre o golpe do aluguel, que muitas pessoas já caíram e continuam caindo por confiar demais em desconhecidos. Hoje li uma matéria de um novo golpe de aluguel envolvendo um hóspede do Airbnb, e nesse post gostaria de reforçar o cuidado na hora de alugar um apartamento, e dar algumas dicas para evitar cair numa cilada.

Na matéria da CBC, um casal que estava em busca de um apartemento em Vancouver achou um anúncio no Craigslist de um apartamento, e foi visitar. Até aí tudo bem, foram ao local, conversaram com o dono e já queriam fechar negócio. Para garantir o apartamento que tanto gostaram, transferiram na hora o valor de $1000 para a conta do proprietário como depósito, para depois descobrir que o apartamento não pertencia ao “proprietário”, e sim tinha sido alugado pelo mesmo por uma noite pelo Airbnb.

Eu acho que o Airbnb é um site extremamente confiável, e com certeza recomendo alugar diretamente de lá. Eu mesma já me hospedei várias vezes através do site, e também já hospedei pessoas em minha casa, e o meu alerta aqui é para alguel em sites de classificados onde não é possível verificar a identidade das pessoas e mais difícil ainda reaver o dinheiro caso algo aconteça.

Aqui vão algumas dicas para quem procura um local para alugar através desses sites:

  • Exija um contrato do locatário
  • Exija recibo de pagamento
  • Nunca faça nenhum pagamento antes de assinar o contrato
  • Nunca transfira dinheiro para contas do tipo Western Union, e prefira pagamentos em cheque ou e-transfer (mas só depois de assinar o contrato e receber a chave!)
  • Nunca feche negócio sem olhar o lugar e conhecer o proprietário antes
  • Desconfie de alugueis muito baratos
  • Desconfie de pessoas que estejam fora da cidade/país e queiram alugar o apartamento

E se você ver um anúncio que parece um golpe ou mesmo com todas essas dicas você cair em um golpe, denuncie no Canadian Anti-Fraud Centre.

2 Comment

  1. Marcela S says:

    Oi Mariana, estou lendo bastante seu blog e estou adorando as dicas.
    Estou indo para Toronto em Outubro, mas estou no dilema sobre a hospedagem. De inicio gostaria de alugar um quarto em uma casa com mais pessoas, até para ja fazer contatos, conhecer gente, etc. Voce tem alguma dica de site ou local onde possa achar as ofertas para esses quartos? Estou com muitas dificuldades de achar.
    Desde ja agradeço

  2. Samanta Conceição says:

    Obrigada por compartilhar essas informações. Excelente publicação!

Deixe uma mensagem