Plano de Saúde em Ontario. Como funciona?

Uma das grandes vantagens do Canadá é possuir um sistema de saúde gratuita. Esse sistema, diferente do SUS do Brasil, é usado por todos os canadenses e é considerado de primeira qualidade. Cada província possui suas próprias regras, e este post é pra explicar melhor sobre o Ontario Health Insurance Plan (OHIP), que é o plano de saúde de Ontario.

Lembrando que todas as informações dadas aqui, são tiradas de fontes oficiais, e é sempre bom conferir o site oficial pra ter certeza que nenhuma regra mudou.

O que o OHIP cobre:
O plano de Ontário cobre consultas em geral em médicos de família e walk-in clinic, também cobre a maioria das cirurgias e emergência em hospital. Apesar de ser de Ontário, o plano dá assistência em todo o território nacional com algumas excessões que podem ser lidas no site oficial.

O que o OHIP não cobre:
O OHIP não cobre procedimentos médicos que não são necessários, como cirurgias estéticas, alguns medicamentos, exame de vista e outros.

Quem pode ter o OHIP:
Canadenses, residentes permanentes, e alguns residentes temporários trabalhando full-time que moram em Ontario.

Como se cadastrar:
Vá até o Service Ontario com os documentos necessários e solicite o seu cartão. Para mais informações, veja esse post sobre os passos depois do landing.

Como usar:
Depois de se cadastrar, deve-se esperar três meses de carência para poder começar a usar. Após os três meses, o cartão chegará no seu endereço, e é só apresentar sempre que precisar de uma consulta.

Visitantes não podem se cadastrar pra esse serviço, e é extremamente importante contratar um plano de saúde particular para cobrir qualquer eventualidade. Você não vai querer voltar todo endividado pra casa depois de umas férias no Canadá. Estudantes também não podem se cadastrar, e normalmente o seguro já vem incluso no valor dos cursos, seja do College ou da escola de inglês, mas sempre confira o que o seguro cobre, e como usar, muitos desses seguros exigem que você pague primeiro, e depois de reembolsam.

Para mais informações sobre o OHIP, veja outros posts sobre o assunto.
https://www.vireicanadense.com/2016/05/como-encontrar-um-family-doctor-em.html
https://www.vireicanadense.com/2016/05/medico-de-familia-ou-walk-in-clinic-o.html
Picture by Michael

6 Comment

  1. Mari Cimini says:

    Oi Natalie, se você tiver work permit terá direito ao serviço de saúde pública depois de 3 meses que estiver trabalhando full time.

  2. Natalie Alves Teixeira says:

    Olá
    Estou indo para Toronto no próximo mês para um período de 1 ano através do programa Working Holiday. A princípio terei 4 meses de curso de inglês e durante esse período trabalhando part-time, mas após o término será full-time.
    Irei contratar um seguro internacional para todo o periodo, mas será que posso também ter esse plano de saúde de Ontário?

    Att, Natalie

  3. Dani Guedes says:

    Oi, Mari. Meu marido está indo fazendo um graduate (masters) com duração de um ano. Eu neste primeiro momento vou trabalhar e no ano seguinte fazer um curso. Você sabe dizer se temos direito ao OHIP com esse visto que vamos tirar a partir de estudo?

  4. Mariana Cimini says:

    Oi Jorge. Ela só terá direito a aplicar pro OHIP quando começar a trabalhar full time. E depois que aplica ela terá que esperar 3 meses pra começar a ter os benefícios. Como você terá que pagar o seguro da escola, eu recomendo que feche um pacote pra ela também pelo menos pelos primeiros três meses e depois se precisar vai renovando mensalmente.

  5. Mariana Cimini says:

    Oi Jorge. Ela só terá direito a aplicar pro OHIP quando começar a trabalhar full time. E depois que aplica ela terá que esperar 3 meses pra começar a ter os benefícios. Como você terá que pagar o seguro da escola, eu recomendo que feche um pacote pra ela também pelo menos pelos primeiros três meses e depois se precisar vai renovando mensalmente.

  6. Jorge says:

    Olá Mari. Pretendo ir com minha esposa, eu irei estudar e ela tentará trabalhar as 40h. Ela terá direito ao OHIP desde sua chegada, ou você aconselha contratar um seguro internacional para ela?

Deixe uma mensagem