Estatísticas de empregabilidade de recém graduados em Toronto

Conseguir um emprego logo que sai da universidade não é fácil nem no Brasil, nem no Canadá, mas em uma recente reportagem do Jornal Metro, foram listadas 5 estatísticas de emprego entre os recém graduados em Toronto e não parece tão ruim assim. Algumas dessas pesquisas foram conduzidas pelo Conselho das Universidades de Ontario e pelo site Workopolis:


Veja a reportagem em inglês aqui: http://goo.gl/1CfoOE
Essas estatísticas são para estudantes em geral, sendo ou não estudantes internacionais, e se aplica a primeira graduação.

Atualmente a maioria dos brasileiros que vem para o Canadá com o sonho de imigrar optam pela alternativa de estudar em um college, trabalhar e assim se qualificar para a imigração, e essas estatísticas dão uma idéia do que esperar por aqui.
Por mais que sejamos qualificados e com experiência no Brasil, chegando aqui, mesmo com um curso superior e uma pós graduação, ainda ficamos um pouco atrás dos canadenses. Seja por conta da língua, da experiência no país, das qualificações ou mesmo dos contatos no mercado.
E por isso, tenha em mente de que você pode demorar seis meses ou mais para conseguir um emprego na sua área, e este emprego provavelmente vai ser em um cargo mais baixo do que você tinha no Brasil. Eu costumo dizer que o prazo mínimo para conseguir o sonhado emprego é seis meses, esse foi o meu tempo, e é o da maioria das pessoas que eu conheço, também costumo sugerir que os estudantes venham com uma reserva de dinheiro suficiente pra se manter por esse tempo sem trabalhar, e lembre-se, você está começando uma nova vida, e isso inclui aluguel de casa, compra de móveis, busca por emprego e muito mais, e tudo isso custa dinheiro, esteja preparado!

5 Comment

  1. Brenda Antunes says:

    Oi Mari!
    Eu vou par o Canadá em 2017/2018, osu formada em Comunicação no Brasil, gostaria de saber como é essa área ai para estudo e trabalho

  2. Mari Cimini says:

    Eu recomendo pesquisar muito antes de simplesmente mudar de área. Aqui no Canadá eles valorizam muito experiência, o que você não vai ter ao mudar de área. Pesquise sites oficiais, converse com pessoas da área, não se convença apenas por blogs, pois cada um tem uma experiência diferente, e não é porque uma pessoa se deu mal em uma área específica, que todos vão se dar mal.

  3. Brenda says:

    Olá Mari tudo bem?
    Primeiramente seu Blog está incrível.
    Gostaria que você me esclarecesse uma dúvida.
    em 2017 vou cursar Social Service Worker – Gerontology pela SENECA COLLEGE, gostaria de saber como é este mercado em Toronto é bom para procurar emprego?
    No Brasil sou formada em Comunicação com enfase em Produção Audiovisual, mas li em outros blogs que em Toronto esta area é ruim. Então resolvi mudar.
    Muito obrigada

  4. Mari Cimini says:

    Oi Mauricio, tem o jobbank que te dá todas essas informações. Tem um post que vai ao ar dia 31 de outubro falando sobre esse tema, fique ligado!

  5. Mauricio Bially says:

    Boa tarde!
    Descobri hoje seu blog e gostei das informacoes que posta. Parabens pelo conteudo e pela forma clara e imparcial que escreve.
    Sobre este tema, gostaria de saber se tem alguma materia ou link em que posso encontrar mais estatisticas que detalham a empregabilidade. eu e minha esposa estamos em processo de decisao para ir para o Canada a estudo e trabalho para depois tentar o processo de imigracao. O que mais nos preocupa e saber se ha empregabilidade para pessoas entre 45 e 55 anos de idade. Pois tenho 48 e penso que estudar ai em um curso de diploma podera abrir portas, mas tenho receio sobre minha empregabilidade aos 50. Poderia me dar alguma pista ou alguma informacao ou algum orgao que possa pesquisar melhor sobre isso? Aqui no Brasil temos o UBGE que trata destes assuntos de pesquisa. Tem algum orgao oficial que divulgue estas pesquisas ai no Canada?
    Obrigado pelas informacoes e aguardo seu retorno.
    Sucesso!

Deixe uma mensagem