Tradições Natalinas do Canadá

ugly sweater

Cada país tem costumes diferentes e isso inclui costumes em celebrações como o natal, ano novo e thanksgiving (que nem temos no Brasil). Cresci no Brasil e por isso, minhas tradições continuam sendo as de lá, mesmo comemorando o natal aqui, mas acho bem interessante algumas tradições daqui. Nesse post vou contar pra vocês os costumes dos canadenses no natal. Alguns são parecidos com os do Brasil, outros bem diferentes.

Enfeitar a casa:

Assim como no Brasil, os canadenses também capricham na decoração de natal. Eles enfeitam suas casas com Papai Noel, luzes, guirlandas, árvore de natal (que podem ser naturais ou artificiais), meia na lareira e tudo que se tem direito. Em Toronto, a cidade fica toda enfeitada, e apesar de achar que a decoração poderia ser muito mais bonita, eu adoro passear pela cidade nessa época.

Ainda sobre os enfeites natalinos, por aqui é comum ter um presépio ou montar uma Christmas village, que nada mais é do que uma cidade em miniatura com figuras natalinas.

Meia com Presentes:

Sabe aquela cena de filme onde tem várias meias vermelhas penduradas na lareira? Pois é, os canadenses fazem isso de verdade! Não precisa necessariamente ser na lareira já que nem todo mundo tem uma em casa, mas eles usam da tradição de pendurar as meias com o nome dos moradores da casa, e dentro dela colocam pequenos presentinhos pra todos.

White Christmas e Bonecos de Neve:

Como dezembro é inverno no hemisfério norte, o nosso natal é bem frio e normalmente branquinho, o que dá a oportunidade pras crianças (e adultos) montarem seus bonecos de neve pra fazer parte da decoração dos quintais.

Boneco de Neve

Comer peru:

O peru é servido tanto na ceia de thanksgiving como na ceia de natal, mas e é feito um pouco diferente o Brasil. Aqui não temos a nossa deliciosa farofinha, e o peru é servido com batatas e um molho de cranbery que é adocicado. Apesar de ser muito comum, nem toda família come peru no natal porque já comeram no thanksgiving que é em outubro. Ah, e a refeição mais importante é feita no dia 25, e não no dia 24 como no Brasil.

Amigo Secreto:

Em inglês o amigo secreto, ou amigo oculto é chamado de secret santa, e funciona exatamente do mesmo jeito do Brasil. O preço é pre-definido, cada um tira um papelzinho com o nome de uma pessoa, e no dia marcado trocam presentes. Até as regras do tipo poder “roubar” o presente de outra pessoa também acontecem aqui, mas tudo tem que ser definido antes pra ninguém se chatear.

Eggnog:

Nessa época do ano começam a aparecer o eggnog pra vender no supermercado, e essa é a bebida tradicional do natal pros adultos. Essa bebida que é uma mistura de leite, açúcar e ovos normalmente é misturada com uma bebida alcóolica como bourbon ou rum.

Ugly Sweaters:

Usar o ugly sweater nas vésperas do natal e no dia 25 é tradição entre famílias canadenses. Muitas vezes a família inteira ganha o mesmo sweater pra usar na hora da troca de presentes que acontece no dia 25 de manhã.

Papai Noel:

Essa tradição é obvia, mas não podia faltar nessa lista. O papai noel, chamado em inglês de Santa Claus, é também o centro das atenções do natal canadense, e veste exatamente as mesmas roupas vermelhas e a barba branca do nosso papai noel brasileiro. A diferença é que o daqui provavelmente não sente calor usando essas roupas.

É muito comum também levar as crianças pra ver e tirar fotos com o papai noel nos shoppings da cidade e ele é tão querido como no Brasil.

Músicas natalinas:

Assim como temos o nosso especial do Roberto Carlos, a música da Simone e a música de fim de ano na Globo, o Canadá também tem suas músicas natalinas que tocam sem parar nas rádios desde o começo de dezembro. O queridinho dos canadenses é o Micheal Buble, que tem várias musicas natalinas.

 

Deixe uma mensagem