Curso de Educação Continuada: O que é?

Educacao continuada no Canada

Educacao continuada no Canada

Quem me segue nas redes sociais já viu alguns posts meus onde eu mostro um pouco do George Brown College, que foi o college que fiz minha pós graduação. O motivo de eu ainda ir lá de vez em quando é que eu continuo estudando, agora estou fazendo um curso de educação continuada, e eu acho super importante falar sobre esses cursos pois pode ajudar bastante quem está em busca de uma vaga de emprego no Canadá.

Curso de Educação Continuada: O que é?

Os continued education programs são part-time, normalmente a noite, e oferecem certificados de conclusão. Eles são de curta duração, normalmente cada matéria dura em torno de dois meses, e mais aprofundados em assuntos específicos. Por exemplo, eu estou fazendo o certificado de Análise de Marketing Digital (Digital Analytics Certificate), e nesse curso, cada matéria aprofunda um pouco em um aspecto dessa área.

Especificamente pra esse curso da George Brown, são quatro matérias obrigatórias e duas eletivas pra pegar o certificado, mas você pode fazer matérias isoladas também se o seu objetivo for só mesmo ganhar mais conhecimento em uma área específica.

Indicado pra quem?

Esses cursos são mais técnicos, indicados pra quem terminou um college e está entrando no mercado de trabalho e precisa de um pouco mais de conhecimentos em áreas específicas, ou pra pessoas que já estão empregadas, mas querem mudar de área.

Quem pode estudar?

Como esse curso é part-time, ele não dá direito a study permit, muito menos work permit, portanto, o curso é mais indicado pra residentes permanentes ou cidadãos. Esse tipo de curso também não ajuda em nada o processo de imigração, ele é mais mesmo pra quem quer entrar no mercado de trabalho. Pra quem está no Canadá e quer aproveitar o tempo e fazer um curso de curta duração, é bom checar os requisitos de visto pra isso.

Quanto custa?

A vantagem das instituições de ensino no Canadá, é que elas já colocam o preço da tuition no próprio site, o que ajuda bastante nas pesquisas. Quando eu estava pesquisando, queria muito estudar na University of Toronto, mas infelizmente, o valor dos cursos lá eram bem superiores aos dos colleges, então optei por voltar a estudar na George Brown por já conhecer a reputação do college, e também pela localização.

O valor do meu curso é em média $200 por matéria obrigatória e $300 pela eletiva, num total de aproximadamente $1400.

O fato de poder pegar matérias isoladas ajuda na hora do pagamento também, já que não é preciso pagar os $1400 de uma vez, e sim de acordo com as matérias que for fazendo. Eu por exemplo estou fazendo uma matéria por vez, ou seja, $200 a cada dois meses.

Pra que fazer um curso desses?

Já recebi essa pergunta muitas vezes… Você já fez college, pra que estudar de novo? E a resposta é muito simples, o college é bem básico, e o curso de educação continuada dá uma aprofundada maior na área que eu quero me especializar. Além disso, as empresas dão muito valor aos funcionários que se empenham e continuam estudando e atualizando seus conhecimentos, principalmente em áreas como o do marketing digital que está em constante mudança.

Outras vantagens:

Além de aprender algo novo, eu acho sempre válido fazer esses cursos pra conhecer mais gente da área e trocar conhecimento com professores. Quando começamos a trabalhar, ficamos muito isolados dentro de uma empresa, e eu acho que essa troca de experiência com pessoas da mesma área trabalhando em empresas diferentes pode ampliar muito os horizontes profissionais. Além disso, alguns cursos são oferecidos online, o que facilita pra aquelas pessoas que não tem tempo de ir ao college, por exemplo pras mamães que querem voltar ao mercado de trabalho depois da licença maternidade.

Informações adicionais*:

  • Não é necessário comprovação de proficiência de inglês
  • Várias matérias tem opção de aulas online
  • Colleges e Universidades oferecem esse tipo de curso
  • Pode ser usado pra completar créditos usados para tirar credenciais como a CPA (Chattered Professional Accountant)
  • O valor dos cursos é o mesmo pra todo mundo, nesse caso não existe mensalidades especiais pra estudantes internacionais
  • Quem tem work permit entra na mesma regra de visto de Turismo, pode estudar em programas de até 24 semanas. Portanto podem fazer esses cursos sem problemas. 

*Informações baseadas nos comentários e perguntas dos leitores.

7 Comment

  1. Camila Ferreira says:

    Mari, muito obrigada pela informação! bjss!

  2. Mari Cimini says:

    Ola! Tenho um post comparando o preço do iPhone e explicando o que tem que ser levando em conta na comparação. Acho que ajuda pra olhar se os eletrônicos compensam:

    httpsss://www.vireicanadense.com/2016/10/preco-do-iphone-no-brasil-canada-e-estados-unidos-comparacao.html

    Meu e-mail é info@vireicanadense.com

  3. Marcella ferrari says:

    Mari adorei seu post, estou indo para o Canadá agora em julho a passeio e queria saber o que compensa e não compensa comprar aí, como por exemplo um iPhone 7. Será que você teria algum e-mail para que possamos ficar em contato ??

  4. Mari Cimini says:

    É. Verdade, quase ninguém faz ou sabe que existem esses cursos

  5. Marina says:

    Fora os sites das universidades/colleges aqui é o primeiro lugar que vejo falar desse tipo de curso. Sobre Continuing Education fiz contato com a Ryerson e a University of Toronto. Na Ryerson o fee é diferente para estudantes internacionais (2.5x). Enviei email para a University of Toronto questionando o fee mas ainda não responderam, então fiquei bem feliz de encontrar essa informação por aqui.

  6. Mari Cimini says:

    Oi Camila, atualizei o post com a resposta pra você. Work permit vale a mesma regra pra turista, pode estudar até 24 semanas. A tuition é a mesma pra residente e não residente! 🙂

  7. Camila Ferreira says:

    Mari, tenho uma dúvida! Pra quem vai com o visto de trabalho aberto, que é o caso do meu marido, ele pode fazer esse curso? E, o valor da tuition é mais cara pra quem não é residente ou cidadão?

Deixe uma mensagem