Como é e Quanto Custa um Dentista no Canadá?

O Canadá é um dos países que fornece saúde pública de graça para seus habitantes, já falei sobre o OHIP que é o sistema de saúde de Ontário em alguns posts, e expliquei o que o sistema público cobre. Uma das coisas que o seguro não cobre é tratamento dentário, e é por isso que eu acho que vale a pena ter um seguro privado junto com o OHIP, pra cobrir algumas outras coisas.

No Brasil, minha mãe é dentista, e por isso, mesmo com seguro particular aqui no Canadá, fornecido pela empresa que eu trabalho, eu deixava pra me consultar quando ia ao Brasil, simplesmente por ser mais fácil, já que ela já tem todo meu histórico, e também porque eu não gastava nada me consultando lá. Mas agora que tenho ido ao Brasil com menos frequência e por menos tempo, resolvi ter um dentista aqui.

A maioria dos dentistas que me indicaram eram longe e nem um pouco convenientes pra mim. Olhei vários pra ter uma noção de preço, e acabei optando por uma dentista brasileira, pela comodidade da língua. Vai que dá um problema qualquer no meu dente, minha mãe vai querer saber de tudo, e ficar traduzindo doença/problema é super difícil.

Como funciona denstistas no Canadá?

Normalmente dentistas estão sempre aceitando novos pacientes, e assim como o médico, uma vez que você escolhe um que você goste, é melhor continuar com ele, pois transferir todo o seu histórico de um pra outro é bem chato, e muita vezes quando você muda, eles pedem todos os exames novamente (raio-x e consulta inicial). O processo de escolha varia de pessoa pra pessoa, mas você pode simplesmente ligar pro consultório e marcar sua consulta.

A Consulta

Você pode escolher fazer apeans a limpeza dos dentes, ou também se consultar com o dentista. Na primeira consulta o ideal é fazer a limpeza, onde um técnico em saúde bucal vai tirar o raio x dos dentes e fazer uma limpeza profunda pra tirar o tártaro. Depois disso, um dentista vai olhar o raio-x e fazer uma consulta pra ver se você tem cáries ou algum outro problema. A primeira consulta, é uma avaliação geral, e isso tudo fica arquivado pras próximas consultas. Se tudo estiver bem com seus dentes, essa consulta dura uma meia hora. Já a limpeza é bem parecida com a do Brasil, com todos aqueles aparelhinhos irritantes e tudo mais.

Custo

Só a consulta inicial, raio-x e limpeza já dói no bolso dos pobres canadenses/imigrantes (dois primeiros custos da tabela abaixo). Como disse, eu pesquisei bastante preços antes de fechar com a minha dentista atual, e o preço não variava muito de uma clínica pra outra.

Felizmente o meu plano de saúde do trabalho paga 80% do valor (alguns planos cobrem 100%), então o o meu gasto não foi tão alto assim. Pensando em outros problemas mais graves, pesquisei um pouco sobre o preço de outros serviços odontológicos e essa foi a média que achei:

Exame Inicial 135,00
Limpeza 296,00
Obturação 131,00
Coroa 1.095,00
Extração  136,00
Implante 950,00
Aparelho 5.000,00

Existem serviços de graça ou com um preço muito mais em conta, mas esses normalmente são feito por estudantes supervisionados por seus professores dentistas (na Universidade de Toronto por exemplo), e normalmente o paciente tem que aguardar na fila pra ser atendido, eu já vi gente comentando sobre esses serviços nos grupos do Facebook mas nunca usei, então não posso recomendar. Para tratamento ortodôntico o valor é ainda mais alto, o valor que está na tabela foi encontrado online, e não é pra todo o tratamento, e sim apenas pro aparelho em si, e é sempre bom pesquisar bastante tanto preços quanto a reputação dos profissionais.

Foto by Freepik

2 Comment

  1. Mari Cimini says:

    Infelizmente não tenho a menor ideia.

  2. Camila Fleury Terra de Andrade says:

    Quantos desses serviços mais ou menos um dentista faz por mês?

Deixe uma mensagem