Como Funciona o Processo de Imigração Canadense?

A cada notícia ruim ou escandalosa nos jornais do Brasil, vem uma enxurrada de emails e mensagens de pessoas que querem sair do país e tentar uma vida melhor em outro lugar. O Canadá está no topo da lista da maioria das pessoas, principalmente agora que o novo presidente dos Estados Unidos não está agradando muito. Assuntos políticos a parte, gostaria de explicar como funciona o processo de imigração canadense e dar algumas fontes de informação oficial pra quem está interessado em imigrar.

Antes de mais nada, gostaria de enfatizar que eu não sou consultora de imigração, e tudo que será escrito aqui é relacionado com a minha experiência no meu processo e também fruto de pesquisas feitas por mim no site oficial, e também que o processo muda constantemente, por isso o ideal é sempre conferir as informações no site oficial. Caso você queira uma consultoria pro seu caso, ficarei feliz em indicar alguém.

O processo de imigração canadense é chamado Express Entry, ele entrou em vigor em Janeiro de 2015 e agora funciona com um sistema de pontuação. Existem vários sites onde você pode simular a sua pontuação antes mesmo de se cadastrar pra ver as suas chances, inclusive dá pra calcular através do próprio site oficial da imigração, e você só poderá se cadastrar no site oficial depois que tiver feito a prova de proficiência de inglês.

Não tem nenhum custo para o cadastramento inicial, você só vai pagar as taxas depois que atingir a pontuação necessária e receber o convite pra imigrar, antes disso, os gastos que terá serão apenas com a prova de inglês e a equivalência do diploma (incluindo tradução dos documentos da universidade).

Como o processo funciona:

Existem três categorias de imigração gerenciadas pelo express entry, e o próprio sistema identifica em qual deles você se encaixa:

Além disso, existem processos provinciais separados, que podem recrutar candidatos pelo express entry ou você pode aplicar diretamente pela província caso tenha os pre-requisitos necessários. O processo provincial pode te dar mais pontos dentro do Express Entry.

Primeiro passo do processo:

A primeira fase do processo é fazer o teste de elegibilidade, esse teste demora 15 minutos e avalia se você tem os seguintes pré-requisitos exigidos pela imigração:

  • nacionalidade
  • idade
  • proficiência de inglês/francês
  • familiares
  • educação
  • experiência de trabalho
  • oferta de emprego
  • oferta da província

Já nessa fase, você precisará ter o seu resultado do IELTS em mãos, pois terá que colocar a nota, caso contrário você não vai atingir os pre-requisitos que a imigração quer. Teste feito, se você for elegível, você receberá uma lista de como proceder pra criar o perfil online no site do CIC. Esse primeiro teste tem validade de dois meses, ou seja, você tem dois meses pra começar a criar o seu perfil.

O processo é feito todo online e tudo que você precisa fazer é preencher todas as informações incluindo dados pessoais como idade, país de residência, experiência profissional, qualificações, grau de educação, proficiência de inglês e francês e outros. É muito importante que você não tente dar jeitinho ou minta no cadastro, pois caso receba o convite pra imigrar, terá que enviar documentos pra comprovar todas as informações fornecidas.

Perfil completo, você verá a sua pontuação e aí é só esperar pelos sorteios que acontecem numa frequência média de uma a duas vezes por mês. É importante observar que mesmo você sendo aceito para preencher o perfil online, isso não garante que você será convidado a imigrar, tudo depende da sua pontuação em relação a pontuação dos outros candidatos e o número de vagas.

Tenho um post onde listo o que pode ser providenciado antes do convite pra imigrar, pra agilizar o processo, pois uma vez que você é convidado, você só tem 90 dias pra juntar todos os documentos necessários pra comprovar as informações que você listou no perfil online e enviar. O perfil fica válido por um ano, e depois de ser criado, você pode atualizar as informações, por exemplo se você terminou um novo curso, pode adicionar esse novo item na sessão de grau de educação, ou se refez o IELTS e tirou uma nota melhor, etc. O perfil também atualiza automaticamente, por exemplo se você fizer aniversário e sua nova idade pontua mais/menos.

Segundo passo do processo:

Se você atingir a pontuação necessária, você receberá o ITA (Invitation to Apply) e aí terá que enviar toda a documentação necessária para a comprovação de todas as suas informações e aguardar pela aprovação. Pra ter uma ideia da pontuação de corte, veja esse post que resume o primeiro ano do express entry. Toda a documentação é enviada online também, portanto será preciso scanear todos os documentos exigidos e combiná-los por categorias, já que só é permitido enviar um documento em pdf pra cada categoria.

Terceiro passo do processo:

O processo total demora uma média de seis meses (da data do ITA até a aprovação), e uma vez aprovado, a imigração pedirá seu passaporte, pra te dar o visto de imigrante. Todas as informações para o envio do passaporte são enviadas pro seu e-mail e também podem ser lidas no portal do CIC. Com esse visto você terá que fazer o landing no Canadá (entrar no Canadá), e aí sim será oficialmente um residente permanente.

O processo parece simples, mas se você não tiver os requisitos básicos não atingirá uma pontuação suficiente pra receber o ITA. Além disso, apesar de tudo estar bem explicadinho no site, se você quiser fazer o processo por conta própria, é preciso investir tempo pesquisando tudo pra ter certeza que todas as informações foram preenchidas corretamente.

3 Comment

  1. Claudio says:

    Grato Mari. Abs

  2. Mari Cimini says:

    Oi Claudio, existem várias formas de imigrar, o ideal é olhar no site da imigração as possibilidades ou consultar um consultor de imigração.

    Abraço

  3. Claudio Müller says:

    Grato pelo post. Resumido mas útil, sim.
    Vc pode me informar quais os caminhos possíveis para um sujeito de 51 anos como eu (casado sem filhos, dentista) poder um dia imigrar? Abs

Deixe uma mensagem