#VidaEmTO: Inverno vs Verão em Toronto

Trillium Park

Já estamos em Novembro, e como o verão passou rápido, lembro como se fosse ontem quando eu podia andar de vestidinho e chinelo pela rua e ainda sentia calor. Agora a realidade de Toronto está um pouco diferente, os vestidinhos foram guardados e substituídos por calças de lã, blusas de manga cumprida e casacos pesados!

Pra “celebrar” a chegada do inverno, o post do #VidaEmTO de Novembro é uma comparação entre o verão e inverno na nossa querida cidade Toronto, e escolhi cinco tópicos pra comparar:

1 – Humor:

É cientificamente provado que a falta da luz solar altera o humor das pessoas, tanto que existem muito mais casos de suicídio e depressão em países onde o inverno é rigoroso e os dias são mais curtos. Essa mudança no humor é claramente visível quando a primavera começa, dá pra ver as pessoas mais felizes e até sorrindo pelas ruas.

Todo mundo tenta passar o máximo de tempo possível ao ar livre, seja apenas sentado lendo um livro na grama, passeando pelos inúmeros parques da cidade, fazendo churrascos, tomando uma cerveja nos pátios, indo a praia ou fazendo pequenas viagens nos fins de semana.

inverno verao toronto

Esse clima de férias de verão muda completamente quando a temperatura cai. As roupas leves e coloridas dão lugar aos casacos pretos e cinzas, as caras felizes pela rua dão lugar a um semblante de frio coberto por gorro e cachecóis, os parques ficam desertos na mesma velocidade que as folhas das árvores caem, e até os bares ficam um pouco mais vazios. As viagens pras praias e parques próximos se transformam em viagens para estações de esqui, e ao invés de passeios pelas ruas, as pessoas passam muito mais tempo em casa se atualizando nas novas séries do Netflix.

Essa mudança de atitude e no humor acontece com todo mundo, e infelizmente, dá um desânimo maior de fazer as coisas quando o dia escurece as 5 da tarde e a temperatura cai pra -20.

2 – Dias vs Noites:

Uma das coisas que me deixam mais desanimadas no inverno, além do frio, são os dias curtos. A gente acorda com o dia escuro, mal vê a luz do dia pois ficamos trancados num escritório o dia todo, e na hora de ir embora já está escurecendo de novo. Pelo menos temos as decorações de Natal em Novembro e Dezembro pra alegrarem um pouco as noites, e essa é uma das coisas que gosto de fazer no inverno, passear pra ver as decorações, como a da árvore da prefeitura e do Christmas Market.

No inverno, temos dias com menos de 9 horas de luz, e os dias vão ficando mais longos quando a primavera se aproxima até ficarem super longos durante o verão (mais de 15 horas de dia!), e essa é uma das minhas partes favoritas – poder curtir muito o sol.

No verão, mesmo trabalhando full-time dá pra curtir muito, já que depois do trabalho ainda temos mais 5 horas de dia pela frente, e sim, as 5 da tarde o sol está ainda forte no céu.

inverno verao toronto

3 – Atividades Físicas:

Os Canadenses são geralmente bem ativos. Por aqui não é muito comum ver muitas pessoas obesas, as academias estão sempre cheias e e as pistas de corrida também. Infelizmente por aqui não dá pra fazer exercícios físicos ao ar livre durante todo o ano, mas basta ter um dia mais ameno pra ver muita gente caminhando ou correndo pela orla. Bicicleta é um meio de transporte muito comum, já que a cidade é bem plana, e existem muitas opções de academias, das mais caras as mais baratas até as dentro dos prédios já inclusas no aluguel.

Com certeza praticar atividades físicas no verão é muito mais fácil. Além do clima bom pra uma caminhada ou corrida, temos o lago com várias opções como canoagem, stand up paddle, kaiak, e muitos parques com trilhas lindas pra fazer ou a pé ou de bicicleta.

inverno verao toronto

Já no inverno podemos optar por atividade em academias, não se limitando apenas a pegar peso, já que aqui as academias também oferecem uma variedade enorme de aulas diferentes como pilates, yoga, boot camp, spinning e mais. A segunda opção é abraçar o inverno e praticar esportes de inverno como a patinação no gelo, ski e snowboard.

Um detalhe interessante é que é, apesar de não ser a paixão nacional, é possível jogar futebol o ano inteiro na cidade, o que acontece é que são instalados toldos nos campos durante o inverno, o que permite tanto preservar a grama, como também o uso o ano inteiro.

4 – Atividades Sociais:

Já comentei no primeiro tópico que o clima afeta muito o humor e consequentemente as atividades sociais de cada um. No verão todo mundo quer ficar ao ar livre, encontrar os amigos pra um churrasco, um drink, um passeio. Já no inverno, a tendência é passar mais tempo em casa ou em locais fechados.

Os bares e restaurantes ficam cheios o ano inteiro, mas eu acho que fica mais difícil encontrar os amigos quando o frio chega, já que a maioria das pessoas se sente mais cansadas e desanimadas nessa época, mas isso não quer dizer que as atividades sociais acabam e que ninguém sai de casa, só quer dizer que mais atividades em casa acontecem, o que nem sempre é uma coisa ruim, já que é sempre mais aconchegante receber os amigos em casa, e mais barato também.

5 – Aquecimento e Ar Condicionado:

Por incrível que pareça, Toronto é mais bem preparada pro inverno do que pro verão. Que aqui o inverno é rigoroso todo mundo sabe, e é sempre bom lembrar que ninguém sente frio nos locais fechados, bares, restaurantes, todas as casas e até os meios de transportes tem aquecimento, temos até o path que são passagens subterrâneas no centro da cidade que ligam vários prédios e algumas vezes nem precisamos ver a rua; o frio é só mesmo na rua quando estamos andando de um ponto a outro.

Nesse sentido, acho que o verão é mais problemático do que inverno, já que nem todo lugar está preparado pro calor que faz aqui, sim, faz muito calor no verão (muitas vezes passa dos 40 graus positivos). Casas e apartamentos mais antigos não tem sistema de ar condicionado, alguns estabelecimentos também não tem, e o streetcar antigo também não, ou seja, as vezes é mais fácil fugir do frio do que do calor na cidade.


Gostou do post? Veja o que as outras meninas do projeto falaram sobre esse assunto:

vidaemtoLivi Souza: baianosnopolonorte.com

Carina Iani: outsidebrazil.com

Gabriela Ghisi: gabynocanada.com

Mirella Matthiesen: www.mikix.com

vidaemto

5 Comment

  1. Mari Cimini says:

    Obrigada! 🙂

  2. Etevaldo says:

    Muito Legal seu Site. Parabens!! Gostei muito da ideia geral dele e os posts tem assuntos bem interessantes!

  3. Mari Cimini says:

    Hhaha como esquecer dos dias curtos?

  4. Nossa me esqueci totalmente de falar dos dias mais curtos no inverno e mais longos no verão….bem legal o seu post. 🙂

  5. Ficou muito 10 seu post… esse lance do humor e dias curtos é o que mais me pega também.
    Começa a me dar um desespero… credo.

Deixe uma mensagem