Como é ter um pet em apartamento em Toronto

pet em apartamento

Sempre que mostro o meu dia a dia no Instagram stories, mostro a Zoe, a minha cadelinha, e muita gente pergunta sobre animais no Canadá. Recentemente recebi uma pergunta interessante e achei que valia a pena escrever sobre o assunto: Pets em Apartamentos.

Treinamento:

A Zoe veio aqui pra casa com 8 semanas e como era bem pequenininha se acostumou tranquilamente com o espaço que demos pra ela. Pra facilitar o adestramento, compramos uma gaiola pra deixa-la presa enquanto não estávamos em casa, e uma grama sintética pra não precisar levar ela na rua toda hora, afinal, morando em apartamento fica meio difícil.

pet em apartamentopet em apartamento

A grama sintética foi a melhor opção, já que ela errava muito usando os tapetinhos higiênicos, e também fez com que ela treinasse pra fazer as necessidades só na grama mesmo. Hoje em dia, ela já sabe que a grama fica no balcony, e quando ela precisar ir, ela simplesmente para em frente a porta e espera pra abrirmos pra ela.

pet em apartamento

Uma coisa importante pra levar em conta em apartamentos alugados é que a maioria dos donos preferem alugar pra pessoas sem animais, por simples medo dos bichinhos estragarem o lugar, e esse é um dos motivos que deixamos um depósito contra danos quando alugamos um lugar.

Quanto alugamos o apartamento que moro atualmente, nem pensava em ter um animal por agora, e um dos termos do contrato era não ter animais, e o que eu fiz foi simplesmente perguntar ao corretor de imóveis se o dono aceitaria um animal, e a resposta foi positiva, com um lembrete que se algo estivesse danificado na devolução do apartamento, eles usariam o meu depósito para consertar, e se o conserto fosse mais caro, me cobrariam por isso.

Passeios:

Morando em apartamento, é importante passear com o animal duas a três vezes por dia, e talvez mais vezes se o cachorro for maior ou mais energético, esses passeios são pra fazer as necessidades, gastar energia e também pra socializar.

No bairro onde eu moro tem muitos cachorros, e sempre que estou passeando com a Zoe ela encontra com vários outros pets e com isso ela se tornou super sociável tanto com pessoas quanto com outros animais. Temos um dog park aqui perto, e levo a Zoe lá sempre no dia que ela vai tomar banho, pois assim ela brinca bastante, se suja muito e fica cansada pro banho.

Agora que começou a esfriar, os passeios estão se tornando mais curtos, mas é muito importante passear com o animal mesmo que por cinco minutinhos, e as vezes, pra gastar a energia dela, brincamos um pouco no corredor do prédio pra ela poder correr um pouco, já que fica difícil correr em um ap de 50 metros quadrados.

pet em apartamento

Banhos:

Já falei sobre as diferenças de casas/apartamentos de Toronto com as do Brasil, e uma dessas diferenças é ter banheiras nos banheiros, ao invés do box, e é nela que a Zoe toma banho. Infelizmente serviços de pet shop aqui são muito caros e acabamos optando por fazer tudo por conta própria, isso envolve tosas e banhos. As banheiras são até convenientes pra dar banho nos bichinhos e a Zoe agora já acostumou com a rotina, ela não se importa com o banho mas ainda acha meio ruim o secador.

Pra quem tem animais maiores, uma outra opção é usar os serviços de self-service dos pet shops, onde você paga cerca de $10 pra usar equipamentos profissionais, mas você mesmo dá banho e seca o seu bichinho.

pet em apartamento

Limpeza:

Essa dica acho que vale pra todo mundo que deixa os animais dentro de casa, que é limpar as patinhas com lencinhos umedecidos depois do passeio. Fora isso, recomendo ter um aspirador de pó próprio para pêlos de animais, pois facilita bastante a limpeza da casa.

Pra quem opta pela grama sintética, é importante limpar frequentemente pra não dar cheiro. Eu lavo a grama uma vez por semana e troco o jornal que deixo embaixo pra absorção a cada dois dias.

 

Enfim, ter um animal em apartamento tem suas desvantagens, e exige um pouco mais de comprometimento do que pra quem mora em casa, o importante é acostumar o animal a ter um horário e dar o máximo de atenção quando estiver em casa.


As fotos dos produtos acima tem links pra páginas da Amazon onde você pode compra-los ou pesquisar por outros do mesmo tipo. Comprando pela Amazon, o blog Virei Canadense recebe uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda nos custos de manutenção do blog.

Deixe uma mensagem