O que é Rental Insurance, e o que cobre?

rental insurance

E aí você chegou no Canadá, achou o lugar perfeito pra morar, está pronto pra assinar o contrato e o dono do imóvel ou corretor de imóveis te fala que você tem que contratar um seguro para que o contrato seja finalizado. Mas como assim? Ninguém avisou que tinha que pagar mais taxas além do aluguel! Sim meu caro amigo (a), muitos imóveis no Canadá exigem que você faça um seguro de aluguel quando aluga um imóvel, e você saberia disso se tivesse lido esse outro post, mas nesse post quero falar o que é o rental insurance.

O que é o rental insurance?

O Rental Insurance ou Tenant Insurance é um seguro mensal que o locatário de um apartamento/casa tem que contratar durante todo o seu contrato no imóvel. A exigência do seguro é opcional para o dono do imóvel e normalmente prédios e condos exigem que os locatários tenham um seguro de qualquer valor.

O que o seguro cobre?

Cada seguradora é diferente e tem um tipo de cobertura, e o valor da mensalidade vai variar dependendo do tipo de imóvel e da cobertura desejada. Basicamente esse seguro cobre os seus pertences em caso de danos por fogo, água ou roubo.

É necessário ter esse seguro?

Se o lugar que você for alugar não exigir que você contrate o serviço, você pode optar por ter ou não, tudo depende do valor dos seus pertences. Caso você tenha muitas coisas de valor, eu acho que vale a pena, mas se caso você não tenha, talvez não seja necessário.

Lembrando que não é obrigação do dono do imóvel te reembolsar nada em caso de incêndio ou alagamento, ou seja, se uma tragédia acontecer, você pode perder tudo.

Quanto custa o seguro?

Como mencionei acima, o valor pode variar muito dependendo de vários fatores, e custa em média de $100 a $300 por ano, e normalmente é pago mensalmente. Você pode fechar com uma seguradora ou com algum banco, e normalmente dá pra fazer tudo online mesmo.


Eu uso o seguro do RBC, que foi o mais barato de todos bancos que eu cotei, eles conseguiram fazer um preço mais barato até mesmo que o do meu banco, o TD Bank, mas existem outros seguros ainda mais baratos com outras seguradoras, é só procurar direitinho.

Eu recomendo sempre adicionar esse custo nos seus planos, pois é bem comum ter que contratar o serviço, e se caso o lugar que você alugue não exigir, aí cabe a você decidir se é necessário ou não.

Photo by Freepik

Deixe uma mensagem