Cuidados com os cachorros no inverno

O inverno no Canadá pode ser intenso para nós humanos, acostumados com o clima tropical do Brasil, mas também é intenso pra quem nasceu por aqui, afinal, o ser humano não está adaptado pra aguentar temperatura de -30 como acontece aqui algumas vezes durante o inverno.

Assim como os humanos, os cachorrinhos também não são preparados pra aguentar o frio intenso, nem mesmo os cachorrinhos canadenses, e nesse post quero falar sobre os cuidados que devemos ter com os bichinhos no inverno.

Passeios:

A zoe, minha cadelinha, é treinada pra fazer as necessidades ou na rua ou no tapetinho de grama sintética que fica na sacada do meu apartamento, mas ela tem muito mais facilidade de fazer na rua, por isso, temos que passear com ela pelo menos duas vezes no dia pra ela se aliviar, e o tapetinho é usado para os dias de chuva e xixis fora da hora do passeio.

Quando está frio, é bom fazer passeios mais curtos, só mesmo pro animal sair um pouco, gastar energia e fazer as necessidades, nada de ficar horas na rua no frio, pois eles podem adoecer.

cuidado cachorro inverno

Roupas:

Vestir os animais com roupinhas é super fofo e eles ficam bem bonitinhos, mas as roupinhas são realmente necessárias pros dias mais frios, mesmo que seu animal seja mais peludo, a camada extra é importante pra mantê-los quentinhos, só tenha cuidado pra não exagerar e superaquecer o animal, já que no passeio ele ja vai se esquentar normalmente andando e correndo.

Esse é o primeiro inverno da Zoe (ela nasceu no inverno, mas era pequenininha e ainda não saia muito de casa), e eu comecei a acostumá-la a usar roupinhas e sapatos dentro de casa, e agora ela nem se importa mais.

A roupinha dela eu comprei na HomeSense, mas tem muitas opções em petshops, e na amazon também.

Mesmo com roupinha e sapatinho, os bichinhos podem se molhar na neve, e é sempre bom secá-los bem quando volta pra casa, ou usando uma toalha ou mesmo o secador.cuidado cachorro inverno

Sapatinhos:

Você provavelmente já viu vídeos de cachorros usando sapatinhos e andando super engraçados pela internet, e dependendo do sapato, os bichinhos realmente ficam incomodados e não andam direito. Eu tentei vários tipos, algumas a Zoe não gostou, outras ficavam saindo da pata, até chegar nos de borracha mole estilo balão, esses a Zoe usa sem problema nenhum.

Como os passeios devem ser curtos no inverno, o animal precisa mais da proteção contra o sal jogado na rua pra derreter a neve do que do frio em si, por isso os sapatinhos não precisam ter isolamento térmico, são só mesmo para evitar o contato dos componentes químicos do sal com a pata do animal. É importante lavar bem as patinhas dos animais que não usam sapatinhos pra evitar não só queimaduras mas também que eles lambam os resíduos.

Quando estava testando os sapatinhos pra Zoe, comprei vários tipos na Dollorama (inclusive essa meia da foto acima), pois não queria gastar dinheiro atoa se ela não fosse usar, e pra testar os de borracha tipo balão, me deram a idéia de comprar balões mesmo, cortar a ponta e testar, e deu super certo, ela anda sem problemas, e foi super baratinho.

A marca de botinhas de borracha vendida nos pet shops aqui e indicadas por donos é essa PawZ da foto ao lado e pode ser comprada mais barata na Amazon.

cuidado cachorro inverno

Banhos:

Os veterinários canadenses não recomendam dar banhos semanais nos bichinhos, mas como a Zoe fica dentro de casa e sobe no sofá com frequência a gente dá banho toda semana e ainda lava as patinhas dela ou limpa com lencinhos umedecidos depois de cada passeio. No inverno, a recomendação é diminuir os banhos para a pele do animal não ressecar muito, já que só o aquecimento das casas já resseca mais o ar e consequentemente a pele.

Escolher um bom shampoo com condicionador também ajuda com o ressecamento da pele, e além disso, você pode consultar seu veterinário para recomendações de cremes para pele e pata do animal.

cuidado cachorro inverno

Dica extra: O meu apartamento fica extremamente seco por causa do aquecedor, e eu sempre deixo um umidificador ligado pra melhorar a qualidade do ar em casa. A Zoe é uma shitzu e ela ronca quando dorme e tem dificuldade de respirar, e eu percebi que com o umidificador ligado ela ronca bem menos e respira melhor, fica a dica.

cuidado cachorro inverno

Deixe uma mensagem