carteira de motorista

Tirando Carteira de Motorista G em Ontário

carteira de motorista

Esse fim de semana foi bem produtivo pra mim. Visitei o festival de luzes do Ontario Place na sexta a noite, e terminei de cumprir uma das resoluções desse ano, tirar a carteira de motorista canadense! Pois é, mesmo morando aqui por quase 7 anos, até hoje eu não tinha a minha carteira completa, e essa era uma das metas pra esse ano.

Já escrevi um post completinho sobre como tirar a carteira de motorista canadense em Ontario, e nesse post queria só dar mais umas dicas específicas pra prova de direção pra carteira G.

Recaptulando as etapas pra tirar a carteira, a primeira etapa é a prova escrita, e quando você passa, você fica com a carteira G1, que te dá direito a dirigir apenas com alguém com a carteira completa ao seu lado, e só é permitido dirigir dentro da cidade e de dia. Essa carteira é praticamente inútil, ou pelo menos foi inútil pra mim, pois eu não tinha ninguém com carteira G a mais de 5 anos pra ficar do meu lado, ou seja, não dirigi nesse período.

A segunda etapa (pra quem não tem carteira no Brasil) é tirar a carteira G2, e essa já é a prova de direção, mas dentro da cidade. Quem tira essa carteira também tem algumas limitações, como só dirigir dentro de Ontário, e ter 0% de álcool no sangue. Essa etapa pode ser pulada pra quem tem a carteira do Brasil e prova que tem experiência de direção (todos os detalhes pra pular a etapa estão nesse post).

E a terceira etapa, é a prova pra carteira completa, e com essa você pode dirigir em qualquer lugar, a qualquer hora e sem ninguém te acompanhando.

Como marcar a prova?

Depois de passar na prova da G1 e apresentar o documento provando que você tem experiência dirigindo em outro país, você pode ligar ou marcar a prova online no drive test centre. Eu queria fazer a minha prova no Sábado pra não precisar tirar um dia de folga no trabalho e demorei bastante pra achar um lugar com vagas no Sábado. O site só mostra datas pros próximos 3 meses, e infelizmente não consegui marcar minha prova pra Toronto.

Como o inverno já estava se aproximando, fiquei com medo de adiar demais e ter que fazer a prova na neve, então olhei outras cidades e consegui marcar minha prova em Kitchner pra um mês depois.

Uma dica é marcar a prova e depois ficar olhando o site pra ver se teve alguma desistência, e assim conseguir uma data mais próxima.

Preciso fazer auto escola?

Diferente do Brasil, aqui não é obrigatório fazer aulas de direção, você pode simplesmente praticar com seu carro próprio/ emprestado/ alugado e ir fazer a prova. No dia da prova, você tem que levar um carro em bom estado, e é bom lembrar que se você está tirando a G direto sem passar pela G2, uma outra pessoa tem que te levar até lá, já que você ainda não pode dirigir sozinho.

Eu fiz uma aula com um instrutor só pra ficar mais tranquila mesmo, e durante a aula ele foi me dando dicas, que na teoria eu sabia, mas não estava usando muito na prática, como por exemplo ficar virando a cabeça pra olhar pros lados nos cruzamentos, ao fazer retorno, ao mudar de faixa, essas coisas.

Eu dei azar de estar chuvendo no dia da minha aula, e o horário também não foi dos melhores (o trânsito estava horrível), e por isso acabei nem indo pra estrada pra praticar, fiquei só andando dentro do bairro mesmo.

Como eu estava decidida a tirar a minha carteira, usei a carteira do Brasil nas férias da Europa pra treinar bastante por lá, e quando voltei já estava mais confiante no volante novamente. Pra quem está sem dirigir há muito tempo, eu acho que vale a pena fazer mais aulas pra aprender mesmo as manhas e leis daqui e pegar um pouco de confiança.

O valor da aula de direção é em torno de $40 por hora, e as aulas são no carro do instrutor. Ah, e lembrando que todos os carros aqui são automáticos, o que facilita bastante.

Como é a prova?

Ao chegar no lugar designado pra prova, você tem se apresentar no guichê, mostrar sua carteira de motorista, dar as informções do carro (placa, marca, cor) e esperar até o seu horário. No horário marcado, o instrutor vem até o carro, explica como será a prova, faz algumas perguntas e o teste começa. Uma coisa muito importante no teste da G é falar que você tem experiência dirigindo na autoestrada. O instrutor pergunta quantas vezes nos últimos 3 meses você dirigiu na estrada e você tem que responder que foi mais de 5 vezes, caso contrário, ele já te reprova imediatamente.

Começando o teste, o instrutor foi indicando pra virar a esquerda e direita nas ruas até que chegamos na 401, a estrada que eu faria a prova. Lá foi testado a velocidade de entrada na pista, mudança de faixa e saída da pista, eu fiz esse trajeto duas vezes, e depois da primeira vez, voltamos ás ruas do bairro pra fazer uma baliza (super fácil, só com um carro na frente), uma parada de emergência e um retorno de 3 pontos (3 point turn), mais umas viradas a esquerda e direita, parada no stop sign e voltei mais uma vez pra highway. Depois disso ele já foi indicando o caminho pra voltar pro estacionamento.

O meu teste durou menos de meia hora, e ao final, já no estacionamento o instrutor disse que eu tinha passado, e que era pra levar a ficha lá dentro no guichê pra pegar o documento provisório até que a minha carteira definitiva chegasse.

Já ouvi algumas histórias que o examinador foi super grosso, mas não tive esse problema. O meu examinador foi super educato e até dava dicas de limite de velocidade, já que não tinha placas indicando.

Qual é o lugar mais fácil?

Já ouvi várias pessoas dizendo que fazer a prova em cidades menores é mais fácil. Como eu só fiz uma vez não consigo comparar, mas uma coisa com certeza é verdade, o trânsito nas cidades menores é bem mais tranquilo, e por isso pode ser que algumas pessoas achem mais fácil.

Segundo as estatísticas que saíram no site Narcity, as cidades com o menor nível de reprovação no teste pra carteira G sãi Sarnia, Stratford, North Bay e Belleville, e as cidades com o maior índice de reprovação são Brampton, Downsview, Etobicoke e Port Union.

Kitchner, a cidade que eu fiz minha prova está entre as cidades com nível de reprovação médio, com um índice de 32% de reprovação. Veja os índices de todas as cidades de Ontario no mapa abaixo.

Deixe uma mensagem