#VidaEmTO: Produtos de limpeza que usamos no dia a dia

Esse post já estava na minha lista tinha um tempão e eu nunca escrevia, e acontece que ele também estava na lista das outras meninas do projeto #vidaemTO, e por isso, nos juntamos pra escrever sobre esse tema em Janeiro.

O projeto #vidaemTO já está rolando desde 2016, e eu e mais outras 4 meninas que moram em Toronto damos a nossa perspectiva de um mesmo tema. Nesse post vou dar as dicas de produtos de limpeza que eu uso na minha casa e que facilitam a minha vida nos trabalhos domésticos, pois como todos sabem, aqui no Canadá não temos a moleza de diaristas, fazemos tudo nós mesmas.

Vou separar os produtos pelas áreas da casa e falar das facilidades de cada um.

Cozinha:

Minha cozinha é estilo open concept com a sala, e é super pequeninha, então fica super fácil limpar e organizar tudo. Pra limpar as superfícies eu uso Lysol, e se tiver engordurado, uso uma esponja com detergente. O detergente eu uso qualquer um, ou o que estiver na promoção e tiver um cheiro bom, acho que eles dão o mesmo resultado.

Limpeza de panelas:

Apesar de achar esponjas de aço pra comprar aqui, eu quase nunca uso, sempre deixo as panelas me molho e depois lavo com uma esponja normal mesmo. Outra dica é colocar um pouco de vinagre e água e colocar no fogo que desgruda tudo da panela sem precisar esfregar muito.

Limpeza do fogão e forno:

O meu fogão é um counter top de vidro, e eu limpo com água e detergente mesmo, não arranha, e fica bem limpinho. Já o forno, uso o Easy Off quando entorna alguma coisa, esse produto é bem tóxico, então evito usar regularmente, mas ele tira todos os queimados do forno, e depois é só passar um paninho e pronto.

Esponjas de lavar louça:

Eu uso aquelas esponjinhas simples, amarelas de um lado e mais grossas do outro, compro na Dollorama, e quando vai ficando ruim troco. Acho o preço ótimo e elas fazem o trabalho muito bem.

Máquina de lavar louças:

Aqui em casa só usamos a máquina de lavar quando cozinhamos muito, nos fins de semana ou quando recebemos convidados. O ciclo da minha máquina é super demorado, e eu não acho que limpa muito bem, e por isso só uso mesmo quando tem muita coisa pra lavar. Por usar pouco, comprei um sabão há muito tempo e é ele que ainda uso, mas já vi recomendações do Cascade como sendo o melhor.

Banheiro:

Já comentei antes que os banheiros no Canadá não tem ralos, portanto pode esquecer da idéia de jogar água pra lavar tudo. Dá pra jogar água na banheira/chuveiro e só, o resto do banheiro se limpa com paninhos mesmo!

Banheira/Chuveiro:

Pra limpar a banheira eu uso o Scrubbing Bubbles, que é uma espuma que você joga, espera um pouco e depois é só passar uma esponja que limpa tudo. Claro que se a banheira estiver muito suja aí você vai ter que dar uma esfregada mais pesada, mas se você limpa com frequência, nunca vai precisar suar muito. Essa espuma serve pra limpar o box de vidro também.

Pia e sanitário:

Pra pia e sanitário uso o Lysol também, um específico pro vaso, e o mesmo que uso no resto da casa pra limpar a pia. É só borrifar, esfregar com uma esponja/escovinha de banheiro e passar o papel toalha depois, nada de jogar água!

Espelhos:

Pra limpar os espelhos eu uso Windex ou qualquer outro limpa vidros e passo o rodinho pra tirar o excesso, depois só passo um papel toalha pra tirar o que fica molhado e pronto, limpo e cristalino. Essa mesma técnica pode ser usada pra vidros. O meu rodinho eu comprei na IKEA, mas já vi também na Dollorama, e em inglês se chama squeege.

Sala e quarto:

Meu apartamento é bem pequenininho e quase não dá trabalho limpar. Faço uma limpeza boa por semana e durante a semana passo a vassoura ou o mop se precisar.

Tirando poeira:

Pra sala e quarto, uso o Swiffer Duster, que é como se fosse um espanador, e se precisar limpar algo borrifo o Lysol e limpo com um papel toalha.

Limpeza do chão:

Pra limpar o chão eu uso uma vassoura normal ou o aspirador de pó, de finalizo com o mop da Vileda que é super prático, pois nele já tem o compartimento pra jogar o produto de limpeza no chão. O produto que uso no chão é da Mr. Clean Multipurpose, e uso ele tanto no chão da sala, que é laminado, quanto no banheiro que é azulejo. Existem produtos específicos pra cada tipo de chão, mas eu me dou bem com o multiuso e gosto do cheiro e do resultado.

Produtos para lavar roupas:

Nem toda casa ou apartamento em Toronto tem máquina de lavar e secar dentro do apartamento. Algumas vezes você tem que dividir com outros moradores, e alguns lugares não tem máquinas de jeito nenhum, nesse caso, você tem que ir em uma coin laundry pra lavar suas roupas. Eu já vivenciei todas essas opções e hoje não abro mão de ter a máquina de secar e lavar dentro do apartamento, é uma comodidade muito maior, fora que assim eu posso limpar a máquina e garantir que minhas roupas vão sempre ficar bem limpinhas e cheirosas.

Pra lavar as roupas eu uso o sabão líquido da Tide, mas já usei outros e também gostei como o Sunlight e o Purex. Durante a lavagem também jogo amaciante nas roupas, pra ficarem macias e cheirosas e no momento estou usando a marca Snuggle.

Pra secar as roupas, uso dois truquezinhos, coloco algumas folhas de amaciante, e uso as bolinhas de secagem pra que as roupas sequem mais rápido. O truque nas folhas de amaciante, é que além de deixar as roupas ainda mais cheirosas, eu uso as folhas que diminuem a estática, e consequentemente os choques que levamos no inverno. Já as bolinhas de secagem são ótimas pra secar os casacos de inverno que tem penas, pois ele vai batendo e separando as penas enquanto seca, isso evita que se seque tudo junto e fique uns bolos de pena dentro do casaco. Essas bolinhas também podem ser substituídas por bolas de tênis.

Dica extra:

Como aqui não podemos abrir as janelas e deixar o ar circular o ano inteiro, as máquinas de lavar e lava louças acabam ficando com cheiro ruim depois de um tempo, pois não secam direito. A dica é deixar aberto depois de usar pra secar (as coisas secam no inverno também por causa do aquecimento) e pelo menos uma vez por mês, fazer uma limpeza completa com vinagre e bicarbornato de sódio, é só colocar a mistura tanto na máquina de lavar quanto na lava-louças e correr um ciclo com as máquinas vazias, o cheiro desaparece!


Gostou do post? Veja o que as outras meninas do projeto falaram sobre esse assunto:

vidaemtoLivi Souza: baianosnopolonorte.com

Carina Iani: outsidebrazil.com

Gabriela Ghisi: gabynocanada.com

Mirella Matthiesen: www.mikix.com

vidaemto

7 comentários sobre “#VidaEmTO: Produtos de limpeza que usamos no dia a dia

  1. Mari Cimini disse:

    Elas são ótimas! Testa sim, a única coisa ruim é que faz muito barulho enquanto seca pq fica batendo em todo canto

  2. Mari Cimini disse:

    Seria ótimo né Mirella? Estou pensando seriamente em comprar um daqueles irobot vaccum pra me ajudar, não é mágica mas acho que já faz uma diferença

  3. Livi disse:

    Ótimas dicas Mari! Eu já tinha ouvido falar sobre colocar uma bolinha na máquina de secar mas ainda não testei. Vou fazer quando lavar os casacos.

    Beijos

Deixe uma mensagem